Seguidores

domingo, 24 de março de 2013

Espiritismo: Filosofia, Ciência e Religião

Espiritismo: Filosofia, Ciência e Religião

O Espiritismo difere de toda e qualquer ramificação espiritualista religiosa, uma vez que não possui “dogmas” propriamente ditos, mas fundamenta-se na razão e nos fatos. Sob esse aspecto o Espiritismo é considerado uma Doutrina Tríplice, pois sua estrutura consiste em Ciência, Filosofia e Religião.

Ciência, pois possui como fundamento a parte experimental ou seja, idéias organizadas sistematicamente a partir dos fatos, dos fenômenos mediúnicos, das manifestações em geral. Para tanto, emprega, efetivamente, o método experimental.

Filosofia, pois sua temática abrange essencialmente objetos de conhecimento que estão além da experiência sensível, qual: a existência de Deus, os Principios constitutivos do Universo ( Causas Primárias ), as leis morais e outros. Para tanto, possui como instrumento seguro o método racional.

Religião na medida em que seu fim último consiste na restauração do Evangelho e na pratica dos principios Cristãos. Importa porém considerar que, embora de essência religiosa, o Espiritismo não se vale de formalismos exteriores, de práticas sagradas, rituais ou técnicas coletivas, mas a busca da religiosidade dá-se na intimidade afetiva de cada um, a partir de uma atitude interior consciênte.

Esses três aspectos encontram-se bem definidos na Codificação de Allan Kardec, respectivamente: O Livro dos Espiritos, O Livro dos Médiuns e o Evangelho Segundo o Espiritismo.

Em seus aspectos científicos e filosóficos, a Doutrina será sempre um campo de investigações humanas. No aspecto religioso, todavia, repousa a sua grandeza divina, por constituir a restauração do Evangelho de Jesus Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem para a grandeza de seu imenso futuro espiritual.

Bibliografia:

KARDEC, Allan. O LIVRO DOS ESPÍRITOS. Introdução, IDE, 124,ed. 2003
FEDERAÇÃO ESPÍRITA DE SÃO PAULO. CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO I. Edições FEESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário